Header Ads Widget

Milhões de Brasileiros têm dinheiro esquecido no abono PIS/PASEP – Veja como resgatar o seu!

 


A partir de 28 de março, trabalhadores poderão retirar os valores esquecidos nas cotas do PIS/PASEP, com o valor médio por pessoa sendo de R$ 2.800, conforme o Ministério da Fazenda. O resgate deve ser feito diretamente na Caixa Econômica Federal.


As cotas do PIS/PASEP são destinadas às pessoas que trabalharam com carteira assinada entre 1977 e 1988. O saque pode ser realizado apenas uma vez; ou seja, quem já retirou os valores não tem direito a novos saques.


O governo estima que cerca de 10 milhões de pessoas ainda têm direito ao saque, com um total de R$ 26 bilhões disponíveis.


Como Consultar e Solicitar o Saque do PIS/PASEP


Desde 10 de março, está disponível o portal REPIS (Sistema de Ressarcimento do PIS-PASEP), permitindo a consulta de valores esquecidos, tanto para o titular quanto para familiares de falecidos.


Passos para Consultar no Portal REPIS


Acesse o site do Repis Cidadão;

Informe seu CPF e faça login com a senha do gov.br;

Gere um código de acesso pelo aplicativo gov.br;

Informe o Número de Identificação Social (NIS), que pode ser encontrado na carteira de trabalho, extrato do FGTS, Cartão Cidadão, portal Caixa Trabalhador ou CadÚnico;

Clique em “Pesquisar”;

Se houver saldo disponível, o sistema orientará sobre os próximos passos.


Como Solicitar o Saque


Dirija-se a uma agência da Caixa Econômica Federal;

Se for o titular, leve um documento de identificação;


Se for herdeiro, apresente um dos seguintes documentos:


Certidão do PIS/PASEP/FGTS emitida pela Previdência Social, com a lista de dependentes habilitados à pensão por morte;


Declaração de dependentes habilitados à pensão, emitida pelo órgão pagador do benefício;


Autorização judicial ou escritura pública, assinada por todos os sucessores, autorizando o saque e declarando a inexistência de outros dependentes ou sucessores.


Calendário de Pagamento do PIS/PASEP Esquecido As cotas do PIS/PASEP foram liberadas desde o governo Jair Bolsonaro (PL), mas valores não retirados até setembro de 2023 foram transferidos para o Tesouro Nacional.


Para recuperar esses valores, é necessário enviar um pedido ao Ministério da Fazenda. Desde 2023, aproximadamente 25 mil solicitações foram feitas. O primeiro grupo a receber os valores terá acesso a eles a partir de 20 de abril, caso tenha feito o pedido em fevereiro de 2025.






Postar um comentário

0 Comentários