O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está sempre buscando inovar e melhorar os seus serviços, especialmente para aqueles que mais precisam. Pensando nisso, o órgão acaba de anunciar um novo serviço inédito que promete facilitar a vida dos idosos.
A nova ferramenta do INSS é mais uma prova do compromisso do órgão em oferecer serviços de qualidade e facilitar a vida dos seus segurados, especialmente os idosos. Com a perícia médica digital, os idosos terão mais comodidade, segurança e agilidade no atendimento.
O que muda?
O INSS está otimizando o uso do Atestmed, um sistema que permite solicitar o auxílio-doença por meio de perícia médica digital.
Com essa novidade, os idosos não precisarão mais se deslocar até uma agência do INSS para realizar a perícia presencialmente.
Quais os benefícios dessa novidade?
Mais comodidade: Os idosos poderão realizar a perícia médica no conforto de suas casas ou em qualquer lugar com acesso à internet.
Menos burocracia: O processo será mais ágil e menos burocrático, evitando filas e longas esperas.
Mais segurança: Durante a pandemia, a perícia médica digital se mostrou uma forma segura de realizar o atendimento, evitando a exposição ao vírus.
Como funciona a perícia médica digital?
O segurado que precisar solicitar o auxílio-doença deverá acessar o sistema do Atestmed e seguir as instruções.
Será necessário apresentar documentos como atestado médico e outros comprovantes. Um médico perito avaliará a documentação e entrará em contato com o segurado, se necessário, para esclarecer dúvidas ou solicitar mais informações.
Quais os requisitos para utilizar o serviço?
Para utilizar o serviço de perícia médica digital, o segurado deverá:
Estar cadastrado no Meu INSS;
Possuir certificado digital ou utilizar as opções de login por CPF e senha ou código de acesso;
Ter acesso à internet e um dispositivo com câmera.
Importante: Serão criados prazos padrões para determinados tipos de incapacidade.
Quando o atestado médico sugerir uma licença maior que o padrão, o segurado será encaminhado para perícia presencial. Por exemplo, uma fratura que exige 45 dias de afastamento e o atestado propuser 90 dias.
O que o INSS está fazendo para facilitar a vida dos idosos?
Além da perícia médica digital, o INSS também está trabalhando em outras iniciativas para facilitar a vida dos idosos, como:
Atendimento preferencial: Os idosos têm direito a atendimento preferencial em todas as agências do INSS.
Canais de atendimento exclusivos: O INSS oferece diversos canais de atendimento exclusivos para os idosos, como telefone, e-mail e aplicativos.
Simplificação de processos: O INSS está trabalhando para simplificar os processos e reduzir a burocracia para os idosos.
0 Comentários