O Senado Federal e a CĂ¢mara dos Deputados estĂ£o discutindo projetos de lei que podem transformar radicalmente a forma como lidamos com as infrações de trĂ¢nsito no Brasil. Essas propostas visam aumentar significativamente as penalidades para motoristas, principalmente aqueles que dirigem sob efeito de Ă¡lcool ou drogas.
Uma das principais mudanças Ă© a obrigatoriedade do teste do bafĂ´metro para todos os motoristas envolvidos em acidentes. Se o teste der positivo e o acidente resultar em morte, o motorista pode ser indiciado por homicĂdio doloso, um crime inafianĂ§Ă¡vel.
AlĂ©m disso, a omissĂ£o de socorro em caso de acidente tambĂ©m pode ter punições mais severas.
Segundo o Projeto de Lei (PL) 1229/24, proposto pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES), qualquer motorista envolvido em um acidente de trĂ¢nsito serĂ¡ obrigado a realizar testes e exames para detectar a presença de Ă¡lcool ou substĂ¢ncias psicoativas em seu organismo.
Essa mudança visa fechar brechas na legislaĂ§Ă£o atual, que apenas sugere, mas nĂ£o exige, que o condutor passe por tais exames. Se comprovado o uso de substĂ¢ncias e o acidente resultar em morte, o motorista poderĂ¡ enfrentar consequĂªncias severas: o homicĂdio se tornarĂ¡ um crime inafianĂ§Ă¡vel, sem possibilidade de indulto ou anistia.
AlĂ©m disso, o PL tambĂ©m propõe uma alteraĂ§Ă£o no artigo 301 do CTB, determinando a prisĂ£o em flagrante do motorista caso seja constatado o consumo de Ă¡lcool ou drogas, mesmo que ele tenha prestado socorro imediato Ă vĂtima.
Justificativa para a nova legislaĂ§Ă£o
A justificativa do senador para essas mudanças Ă© o aumento alarmante de acidentes de trĂ¢nsito fatais, muitos dos quais envolvendo motoristas sob influĂªncia de substĂ¢ncias psicoativas.
Outra proposta que tambĂ©m estĂ¡ em tramitaĂ§Ă£o e promete endurecer as punições para crimes de trĂ¢nsito Ă© o PL 1002/2024, de autoria do deputado Delegado Palumbo (MDB-SP).
Este projeto visa incluir o homicĂdio doloso na direĂ§Ă£o de veĂculo automotor no rol dos crimes de trĂ¢nsito, com pena de reclusĂ£o de seis a 20 anos.
AlĂ©m disso, o PL propõe aumentar as penalidades para casos de omissĂ£o de socorro, sugerindo detenĂ§Ă£o de seis meses a um ano e multa, em vez de apenas uma dessas punições, como Ă© estipulado atualmente.
0 ComentĂ¡rios