
A segunda parcela do 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou a ser paga no final de maio e começo de junho para milhões de aposentados e pensionistas. No entanto, muitos beneficiários perceberam que o valor creditado foi menor do que o recebido na primeira parcela.
Isso acontece porque, para quem precisa pagar Imposto de Renda, a segunda parcela tem um valor menor devido ao desconto da contribuição tributária.
O desconto do Imposto de Renda é feito de acordo com o valor recebido pelo beneficiário. Quem recebe até R$ 2.112 por mês é isento do Imposto de Renda. Já quem recebe acima desse valor, deve pagar uma alíquota que varia de 7,5% a 27,5%.
Para calcular o valor do desconto, o INSS utiliza a tabela progressiva do Imposto de Renda, que leva em consideração o valor total dos rendimentos recebidos no ano.
A primeira parcela do 13º salário do INSS foi paga em abril, com 50% do valor que os beneficiários recebem mensalmente. Para aqueles que estão recebendo o benefício há menos de um ano, o valor foi proporcional ao período.
Agora no final de maio e começo de junho será paga a segunda parcela do 13º, porém o valor terá uma diferença do que foi pago na primeira vez.
Isso porque, para quem precisa pagar Imposto de Renda, a segunda parcela terá um valor menor devido ao desconto da contribuição tributária.
0 Comentários