Header Ads Widget

Quanto vai custar a CNH sem autoescola? Veja perguntas e respostas sobre a proposta do governo


 O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs uma reforma no processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que deve resultar na extinção da obrigatoriedade das aulas em autoescolas. A expectativa é que a medida seja implementada até o final deste ano. De acordo com o Ministério dos Transportes, com as mudanças, o custo para emitir a CNH poderá cair até 80%.

Atualmente, o custo médio para obter uma CNH no Brasil é de R$ 3.215,64, conforme dados do Senatran. Esse valor inclui as taxas administrativas, exames médicos e psicotécnicos, além das aulas teóricas e práticas em uma autoescola.

A proposta também se inspira em modelos de outros países, como Estados Unidos, Canadá, Japão e alguns países da América Latina, onde os candidatos podem se preparar para os exames de forma mais flexível, sem a obrigatoriedade de passar por cursos formais, o que tem contribuído para reduzir o custo do processo de habilitação.

Em resumo, a eliminação da exigência das aulas em autoescolas pode tornar a CNH mais acessível para muitas pessoas, principalmente para aquelas que não têm condições de arcar com os custos elevados das autoescolas. A redução no custo da habilitação pode incentivar mais pessoas a obter a CNH, especialmente em regiões mais carentes, e até melhorar a mobilidade no país.

Postar um comentário

0 Comentários