
O Grupo Boticário anunciou a abertura de 20 mil vagas para cursos gratuitos na nova edição do Programa Desenvolve, uma iniciativa focada em formação profissional na área de tecnologia, com o objetivo de promover a inclusão social e aumentar a diversidade no setor. A informação foi divulgada no site oficial do programa e repercutiu em veículos de comunicação, como a Catraca Livre, em uma reportagem publicada em 24 de março de 2025.
Voltado para áreas como Inteligência Artificial, Dados, UX Design e Desenvolvimento de Software, o programa é totalmente online, gratuito e está disponível para pessoas em situação de vulnerabilidade social ou que fazem parte de grupos sub-representados, como mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e pessoas com mais de 45 anos. As inscrições ficam abertas até o dia 14 de abril, podendo ser feitas pelo site oficial.
Estrutura dos cursos gratuitos do Grupo Boticário
Os cursos gratuitos online são divididos em duas fases. A primeira fase, com 20 mil vagas, é introdutória e aborda temas como Fundamentos de Dados e Inteligência Artificial, com uma carga horária de 20 horas. Já a segunda fase será mais técnica, oferecendo 1.000 vagas distribuídas em três áreas de especialização:
Desenvolvimento de Software (450 vagas);
Engenharia de Dados (360 vagas);
UX Design (190 vagas).
Essa segunda etapa ocorrerá entre 9 de junho e 10 de outubro de 2025, com aulas ao vivo três vezes por semana, das 19h às 22h. Os participantes que concluírem a Fase 1 até 17 de maio poderão concorrer a uma vaga na fase avançada.
Segundo o Grupo Boticário, o objetivo do programa é democratizar o acesso à educação tecnológica de qualidade, permitindo que novos talentos se qualifiquem para áreas com alta demanda de profissionais. Na edição anterior, em 2024, o programa recebeu mais de 30 mil inscrições.
Quem pode participar?
Para se inscrever na Fase 1, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:
Ter 18 anos ou mais até 23 de março de 2025;
Ter concluído o Ensino Médio até essa mesma data;
Ter uma renda per capita familiar de até R$ 3.795,00 (equivalente a 2,5 salários mínimos);
Residir no Brasil e não ser colaborador do Grupo Boticário;
Não ter participado de edições anteriores do programa;
Ter acesso a um computador com internet e disponibilidade para cursar as 20 horas da Fase 1.
Na Fase 2, os selecionados deverão ter disponibilidade para aulas ao vivo e dedicação para completar 160 horas de conteúdo técnico e prático.
Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site desenvolve.grupoboticario.com.br. O formulário de inscrição solicita informações pessoais, dados sobre a renda, escolaridade e disponibilidade, além de uma autodeclaração de pertencimento a um dos grupos prioritários.
0 Comentários