Header Ads Widget

Auxílio Acidente: Você pode ter direito e não sabe

 



O Auxílio-Acidente é um benefício previdenciário oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para trabalhadores que sofrem acidentes e ficam com sequelas que reduzem sua capacidade de trabalho. Muitas pessoas têm direito a esse auxílio e nem sequer sabem. Neste artigo, vamos esclarecer os principais pontos sobre o benefício e como você pode verificar se está elegível.


O que é o Auxílio-Acidente?


O Auxílio-Acidente é um benefício de natureza indenizatória concedido ao trabalhador que sofre um acidente e, como consequência, adquire sequelas que comprometem sua capacidade laboral. Diferente do Auxílio-Doença, esse benefício não impede o beneficiário de continuar trabalhando. Ele é pago como um complemento ao salário, ajudando a compensar a perda de capacidade de trabalho.


Quem tem direito ao Auxílio-Acidente?


Para ter direito ao Auxílio-Acidente, o trabalhador precisa atender a alguns requisitos:


Ter sofrido um acidente de qualquer natureza (incluindo acidentes de trabalho, trânsito ou domestico);

Possuir sequelas que reduzam sua capacidade de trabalho;

Ser segurado do INSS no momento do acidente;

Ter passado por uma perícia médica que confirme a redução da capacidade laboral.

O benefício é concedido para trabalhadores empregados, segurados especiais e trabalhadores avulsos. No entanto, não é válido para contribuintes individuais e facultativos.


Qual o valor do Auxílio-Acidente?


O valor do Auxílio-Acidente corresponde a 50% do valor da aposentadoria por invalidez que o segurado receberia, calculado com base na média dos seus salários de contribuição. Esse pagamento é feito até o momento em que o trabalhador se aposenta, quando então o benefício é cessado.


Como solicitar o Auxílio-Acidente?


A solicitação do Auxílio-Acidente é feita diretamente pelo site ou aplicativo “Meu INSS”. O passo a passo para o pedido é o seguinte:


Acesse o Meu INSS (pelo site ou aplicativo);

Faça login com seu CPF e senha;

Clique em “Agendamentos/Solicitações”;

Escolha a opção “Benefícios por Incapacidade”;

Selecione a opção de perícia médica e siga as instruções para o agendamento.

No dia da perícia, é fundamental levar documentos como RG, CPF, carteiras de trabalho, laudos médicos e exames que comprovem a sequela.






Postar um comentário

0 Comentários