O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) do MEC está com inscrições abertas para o Exame Nacional de Acesso 2024, com uma oferta simultânea em diversas instituições de ensino superior pelo Brasil. O programa disponibiliza 240 vagas totalmente gratuitas, direcionadas para professores em exercício na rede pública de educação básica.
Esta é uma excelente chance de aprimorar a qualificação em sociologia, com início das aulas previsto para 2025. O curso é especialmente voltado para professores das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, proporcionando uma formação continuada de alto nível.
O PROFSOCIO tem como foco principal a formação continuada de professores que atuam na área de sociologia ou disciplinas correlatas.
O curso gratuito do MEC visa capacitar esses profissionais com técnicas avançadas de ensino e pesquisa. A estrutura do curso gratuito é presencial, com uma carga horária total de 360 horas, distribuídas ao longo de 24 meses.
Distribuição de Vagas e Instituições Participantes
O Mestrado do MEC oferece 240 vagas gratuitas, que estão distribuídas entre 15 Instituições de Ensino Superior (IES) em diversas regiões do país. As vagas estão distribuídas da seguinte maneira em algumas das instituições participantes:
Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), Recife – PE: 20 vagas
Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Sobral – CE: 15 vagas
Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP: 14 vagas
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande – PB: 11 vagas
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora – MG: 15 vagas
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá – AP: 20 vagas
Essa distribuição de vagas facilita a participação de profissionais de várias regiões, permitindo o ingresso de professores de diferentes estados no curso presencial em sua localidade.
Processo Seletivo: Etapas e Critérios
A seleção dos candidatos ao curso gratuito do MEC PROFSOCIO será feita em duas etapas. A primeira fase consiste na avaliação da carta de intenções, que terá peso de 40% na nota final. Nesta carta, os candidatos deverão apresentar sua trajetória profissional e acadêmica, além de uma proposta de pesquisa que esteja alinhada com o ensino de sociologia.
Na segunda fase, será realizada a defesa da carta de intenções, em formato virtual, por meio de uma vídeo-chamada, com duração de até 30 minutos. A defesa será responsável por 60% da nota final. Para serem aprovados, os candidatos devem obter no mínimo nota 7 em ambas as fases. Embora não haja vagas reservadas para cotas, algumas instituições podem adotar políticas de ações afirmativas.
Quem pode se inscrever nos curso gratuito do MEC
As vagas são voltadas exclusivamente para professores em exercício na rede pública de educação básica, nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Além disso, é obrigatório que os candidatos possuam licenciatura e diploma reconhecido pelo MEC.
Como realizar a inscrição
O procedimento é feito exclusivamente pelo site oficial do PROFSOCIO (www.profsocio.ufc.br). Não perca essa oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e qualificar-se para o ensino de sociologia, ampliando suas possibilidades profissionais e acadêmicas. Os diplomas emitidos são reconhecidos pelo MEC e têm validade nacional. EDITAL
0 Comentários