Header Ads Widget

Lucro FGTS: Caixa informa a distribuição do depósito para trabalhadores; Veja como consultar







A Caixa informou que o processamento dos dividendos do Fundo Garantidor de Serviços (FGTS) foi concluído. Assim, o banco já realizou depósitos a crédito de R$ 15,2 bilhões referentes ao resultado do FGTS em 2023 para 130,8 milhões de stakeholders. De acordo com a norma, o banco terá até 31 de agosto para depositar uma parcela dos dividendos do FGTS distribuídos entre os cotistas, mas, como nos últimos anos, realizou repasses antes dessa data.

O maior valor foi depositado como dividendo aos trabalhadores desde o início da iniciativa, em 2016, proporcional ao saldo atual em cada conta do FGTS no último dia de 2023. O lucro total, de R$ 23,4 bilhões, referente ao ano passado, foi o maior em 58 anos de história e o conselho curador do FGTS decidiu, por unanimidade, distribuir 65% dele aos trabalhadores.

Para consultar o valor depositado, o trabalhador pode consultar o extrato da conta diretamente no aplicativo FGTS, que pode ser baixado da loja de aplicativos para todos os sistemas operacionais.

Por lei, o FGTS produz 3% ao ano além do preço de referência (TR). Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o fundo deveria ter correção mínima pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mas a correção não é retroativa ao inventário de contas e só é válida a partir da publicação do resultado da decisão. Se o resultado da distribuição do lucro, somado a um retorno de 3% ao ano mais TR, for inferior à inflação, o Conselho Curador fica obrigado a determinar alguma forma de compensação até que a correção atinja o IPCA.


Postar um comentário

0 Comentários