O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) ampliará sua oferta de cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) a partir deste ano.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou novas turmas e cursos de graduação e pós-graduação lato sensu financiados pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Essa é a maior aprovação de cursos e vagas conquistadas pelo instituto, colocando o IFPB na vanguarda do ensino a distância na Paraíba.
Com isso, o curso de Licenciatura em Letras deixa de ser o único e passa agora a contar com três graduações em: Computação, Pedagogia e Administração Pública, além de sete especializações sendo elas: Gestão Pública, Escolar, Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Docência na EPT, Ciência é 10, Ensino de Ciências e Matemática e EaD na EPT.
No total, serão abertas mais de 1.900 vagas.
De acordo com o Diretor de EaD do IFPB, Francisco de Assis Lima, o primeiro curso a ser iniciado ainda em 2024 é o de Especialização em Docência na EPT com previsão de lançamento do edital em breve.
Os outros cursos serão ofertados no decorrer de 2025 e 2026.
Lima ressaltou a importância dessa conquista e o grande esforço da instituição em aumentar o número de vagas e a diversidade de cursos na modalidade.
“Esse é um feito de grande valia pro IFPB porque demonstra nossa força. Isso é fruto de uma decisão institucional sobre o prisma e viés do desenvolvimento institucional”.
Para a Coordenadora Geral do Programa UAB – IFPB, Márcia de Oliveira Alves, o grande número de vagas vai gerar um impacto social na formação de milhares de pessoas.
“A conquista da aprovação de 100% da proposta do IFPB da CAPES nos traz uma enorme alegria, pois sabemos o quanto estaremos contribuindo com a formação acadêmica na modalidade a distância da nossa Paraíba. Serão 10 cursos, totalizando 1.950 vagas, sendo 750 para graduação e 1.200 para pós-graduação lato senso. O IFPB terá como desafio, quatro novas ofertas de pós-graduação, que com certeza terão um impacto importante no contexto social, avalia a coordenadora da UAB/IFPB.
O primeiro curso de EaD do IFPB com fomento institucional foi o de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa criado em 2012.
Nestes doze anos de funcionamento, o corpo gestor da modalidade acumulou experiências e também conquistas que fortaleceram e fomentaram o ensino a distância na instituição beneficiando cerca de 5 mil alunos distribuídos entre os polos João Pessoa, Campina Grande, Picuí e Sousa e também de estados vizinhos.
O conceito 5, nota máxima no recredenciamento dada pelo MEC, e material didático construído pela própria equipe pedagógica do IFPB, são credenciais que ajudaram o instituto a ter o êxito nessa empreitada de conquistar mais cursos.
Para saber mais sobre a modalidade EaD no IFPB, basta acessar o site do instituto.
0 Comentários