Header Ads Widget

SENAI oferece cursos de drone para atender crescente demanda da indústria

 





Em resposta à crescente expansão do mercado de drones, o SENAI-SP lançou um projeto de cursos para atender à crescente demanda da indústria por profissionais capacitados na operação desses sistemas. Inicialmente, são oferecidos quatro cursos que abordam aspectos como legislação, pilotagem, inspeção para o setor de energia e aplicação para segurança no trabalho.


Esses cursos têm como objetivo fornecer conhecimentos essenciais para líderes e equipes industriais, dado o uso cada vez mais frequente de drones em diversas operações. No Brasil, o número de empresas registradas com drones em 2022 chegou a 7.700, totalizando 17.500 equipamentos, de acordo com dados do Sistema de Aeronaves não Tripuladas (SISANT) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).


De acordo com a Drone Industry (DRONEII), setores como Energia, Construção e Agricultura são os que mais utilizam drones em seus processos, com aplicações como Mapeamento, Inspeção, Fotografia e Filmagem. Os cursos do SENAI-SP foram desenvolvidos para capacitar profissionais a utilizar drones em diversas operações, desde monitoramento em tempo real e inspeções industriais até coleta de dados, segurança e inovação.


Profissionais e empresas interessados podem seguir uma sequência de cursos de acordo com suas necessidades, desde a pilotagem até aplicações específicas, como inspeção de sistemas de energia e segurança no trabalho.


Os cursos disponíveis são:


Drones – Legislação para Voo (8h – online)

Drone – Pilotagem (24h – presencial) Requisito: ter realizado o curso de Legislação para Voo.

Aplicação de Drone em Inspeção de Sistemas de Energia (40h – presencial) Requisito: ter realizado os cursos de Legislação para Voo e Pilotagem, além de qualificação na área elétrica.

Aplicação de Drone em Segurança no Trabalho (20h – presencial) Requisito: ter realizado os cursos de Legislação para Voo e Pilotagem.

Além dessa base inicial de formação, o SENAI-SP está desenvolvendo novos cursos voltados para áreas como audiovisual e logística. Paralelamente, a instituição está capacitando seus docentes para utilizarem e disseminarem esse conhecimento, preparando-os para desenvolver procedimentos para o uso de drones em escolas e indústrias, visando formar pilotos de drones aptos a atuar em diferentes segmentos industriais, impulsionando assim a inovação e a competitividade na indústria.

Postar um comentário

0 Comentários