Header Ads Widget

Motoristas com o IPVA em ATRASO são AMEAÇADOS e podem perder seus veículos

 




Os motoristas brasileiros que ainda não se organizaram para pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) estão sujeitos a uma série de sanções, que incluem multa, apreensão do veículo e, em alguns casos, até a cassação da CNH.


De acordo com a legislação, o IPVA deve ser pago anualmente, até a data de vencimento, que varia de acordo com o estado. O valor do imposto é calculado com base no valor venal do veículo, que é o preço que ele seria vendido em uma situação normal de mercado.


Os motoristas que não pagarem o IPVA dentro do prazo estão sujeitos a uma multa de 0,33% ao dia, sobre o valor do imposto devido. Além disso, o veículo pode ser apreendido e o motorista pode ter sua CNH cassada.


Em alguns estados, os motoristas também podem ter que pagar juros e encargos sobre o valor do imposto devido.


A apreensão do veículo é uma medida extrema, que só é tomada quando o motorista não paga o IPVA há mais de um ano. Nesse caso, o veículo é levado para um pátio da prefeitura e o motorista só poderá retirá-lo após pagar o imposto devido, mais as multas e os juros.


A cassação da CNH é uma medida ainda mais grave, que pode ser aplicada aos motoristas que não pagarem o IPVA por dois anos consecutivos. Nesse caso, o motorista fica impedido de dirigir por um período de dois anos.


É importante lembrar que as sanções previstas para o não pagamento do IPVA podem variar de acordo com o estado. Portanto, é sempre recomendável consultar o Detran do seu estado para saber quais são as regras específicas.


Para evitar problemas, o melhor é pagar o IPVA dentro do prazo. Se você não tiver condições de pagar o valor total do imposto, pode parcelar o pagamento em até três vezes.

Postar um comentário

0 Comentários