Header Ads Widget

Lula assina novo feriado para trabalhadores ganharem FOLGA

 



Na última segunda-feira (20), o presidente Lula anunciou oficialmente um novo feriado para o Brasil a ser comemorado este ano. Assim, o Dia da Consciência Negra passou a ser considerado feriado nacional e tem como objetivo fortalecer o combate ao racismo e à desigualdade. A data será comemorada no dia 20 de novembro.


Até 2023, o Dia da Consciência Negra era considerado feriado apenas nos estados de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo.

Por que 20 de novembro? A data foi escolhida para homenagear Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes quilombolas da era colonial do Brasil, além de ser um grande símbolo da resistência negra à escravidão.

Feriados no Brasil


Confira a lista dos próximos feriados que ocorrerão no Brasil, dando folga aos trabalhadores:


30 de maio (quinta-feira) – Corpus Christi

7 de setembro (sábado) – Independência do Brasil

12 de outubro (sábado) – Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças

2 de novembro (sábado) – Todos os Santos

15 de novembro (sexta-feira) – Proclamação da República

20 de novembro (quarta-feira) – Dia da Consciência Negra

25 de dezembro (quarta-feira) – Natal


Direitos trabalhistas em feriados

De acordo com as normas que regem o direito do trabalho, é proibido trabalhar em feriados nacionais, mas algumas funções têm exceções como saúde, indústria, comércio, transportes e outros setores. Assim, os trabalhadores que tenham de trabalhar nos feriados têm direito ao dobro da remuneração extra.


Quando o trabalhador realiza horas extras em dias normais da semana, recebe, por cada hora adicional de trabalho, 50% da remuneração. Nos feriados oficiais o pagamento é de 100%.

Postar um comentário

0 Comentários