Na terça-feira passada, dia 7 de maio, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República e o Ministério da Educação (MEC), em parceria com organizações da sociedade civil, lançaram uma série de cursos autoinstrucionais sobre "Educação Midiática". As inscrições para participar estarão abertas até o dia 7 de junho.
Essa coleção de cursos é voltada para a formação contínua de professores e outros profissionais da área da educação, explorando temas essenciais da educação midiática para a cidadania digital. Tais temas incluem o combate à desinformação, segurança online, promoção dos direitos humanos e fortalecimento da democracia. Esses aspectos estão intrinsecamente ligados à cultura digital, que é a Competência Geral 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e um dos eixos da BNCC Computação.
De acordo com a pesquisa Tic Educação (2022), conduzida pelo Cetic.br, Unesco, Nic.br e Cgi.br, 45% dos coordenadores pedagógicos entrevistados indicaram que atividades relacionadas ao uso seguro, responsável e crítico da internet ocorrem pelo menos uma vez por mês em suas escolas. No entanto, 37% afirmaram que isso acontece apenas ocasionalmente (pelo menos uma vez no semestre) em seu contexto educacional. Isso demonstra que o tema já está presente nas salas de aula, mas há espaço para sua consolidação nas escolas.
Dessa forma, a disponibilização dos cursos autoinstrucionais no Avamec tem como objetivo oferecer recursos para o desenvolvimento dos professores nas áreas de educação midiática e cidadania digital. Os cursos disponíveis são:
Educação midiática para adolescentes e jovens - Cidadão Digital
Fake Dói: verificação de conteúdo na internet com técnicas abertas
Atividades complementares de educação midiática
Essas informações foram divulgadas pela Assessoria de Comunicação Social do MEC, com base em dados da Secretaria de Educação Básica (SEB).
0 Comentários