Header Ads Widget

Bloqueio do bolsa família chega para milhares de beneficiários; Saiba o que está acontecendo

 




O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), responsável pelo Programa Bolsa Família sob a gestão do governo federal, anunciou uma pausa nos repasses financeiros do programa de 01 a 16 de maio de 2024. Durante esse intervalo, os beneficiários não receberão pagamentos, seguindo uma prática mensal de liberação dos benefícios apenas na segunda metade de cada mês, especificamente nos últimos dez dias úteis.


É importante destacar que essa interrupção temporária não indica irregularidade ou emergência. Trata-se de uma pausa programada, parte do calendário regular de pagamentos definido pelo MDS todos os meses. Os benefícios são distribuídos ao longo de dez dias, com grupos de beneficiários recebendo os pagamentos de acordo com a ordem crescente do último dígito do Número de Inscrição Social (NIS).


Os repasses mais recentes ocorreram de 17 a 30 de abril, e a próxima rodada está prevista para iniciar em 17 de maio, estendendo-se até o final do mês. As datas específicas de pagamento para cada grupo em maio são as seguintes:


NIS final 1: 17 de maio;

NIS final 2: 20 de maio (disponível a partir de 18 de maio, sábado);

NIS final 3: 21 de maio;

NIS final 4: 22 de maio;

NIS final 5: 23 de maio;

NIS final 6: 24 de maio;

NIS final 7: 27 de maio (disponível a partir de 25 de maio, sábado);

NIS final 8: 28 de maio;

NIS final 9: 29 de maio;

NIS final 0: 31 de maio.


É comum o MDS antecipar alguns pagamentos, e em maio de 2024 não será diferente. No entanto, todas as antecipações ocorrerão dentro dos dias estabelecidos para os repasses. A primeira antecipação beneficiará famílias em municípios que declararam situação de calamidade pública ou emergência nos últimos dois meses, independentemente do NIS. As demais antecipações serão nos finais de semana, permitindo acesso aos fundos dois dias antes do previsto.


Dessa forma, as famílias com NIS finais 2 e 7 poderão acessar seus benefícios de maio em um sábado, ao invés da segunda-feira seguinte, agilizando ligeiramente o recebimento dos valores programados.

Postar um comentário

0 Comentários